No dia 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, dando origem ao nome da cidade. O município em si foi fundado em 1565 por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.
Duzentos anos adiante, em 1763 o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, quando foi inaugurada Brasília, a atual capital do país.
Devido às guerras napoleônicas, a família real portuguesa transferiu-se, em 1808, para o Rio de Janeiro, onde em 1815 o Príncipe Regente D. João VI foi coroado Rei do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves, um fato histórico que foi da maior importância para os rumos da Nação Brasileira.
Arquitetura do centro do Rio de Janeiro
Confeitaria COLOMBO, Centro do RJ
Casa Franca Brasil
Igreja da Candelária
A economia da cidade foi impulsionada a partir do século XVII pelos ciclos da cana de açúcar, do ouro e do café. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro é, após São Paulo, o segundo pólo industrial do Brasil, está entre os primeiros do turismo, além de ser o principal centro cultural do país e importante centro político.
Teatro Municipal - Cinelândia RJ
Povos europeus, principalmente portugueses, misturando-se com escravos africanos e índios brasileiros, deram origem a um povo gentil, alegre e bonito que compõem a população de mais de 6 milhões de CARIOCAS, como são chamados os habitantes da cidade.
Praia de Copacabana
Nadine, eu, Jean Pierre GUIS e Gabriela, amigos franco-cariocas
Situada em meio a uma paisagem privilegiada pela natureza, entre o mar e as montanhas, a cidade do Rio de Janeiro é uma das mais belas do mundo o que lhe valeu o título de Cidade Maravilhosa.
Recomendo a todo(a)s, a cidade é linda !!!
Obrigado pela visita.
3 comentários:
Realmente essa cidade é encantadora, todo mundo precisa conhecer profundamente o Rio de Janeiro que tenho certeza que irá se apaixonar ... Parabéns Vilton pelo texto, excelente.
Abraços, Vilton! Esse bon vivant! Amante da cultura francesa e aficionado pela boa literatura. Um sujeito de bom gosto. Parabéns, querido!
Um verdadeiro passeio pela história. Belo texto. Lindas fotos. Superbe!!! Amei!!!
Postar um comentário